A Ressonância Magnética é um exame que gera imagens de altíssima definição para a análise de órgãos e estruturas internas do corpo, sem emissão de radiação. Tesla é a unidade de referência que mede o campo magnético do equipamento.
Dúvidas Frequentes:
A ressonância magnética tem radiação?
Não. A ressonância é como se fosse um grande ímã que através do campo magnético vai gerar imagens. É indicada inclusive para gestantes quando o feto tem alguma suspeita de malformação. Nesse ponto é diferente da tomografia e do RX, por exemplo, em que temos radiação e são exames que só serão indicados para gestantes ou pacientes com suspeita de gravidez em casos específicos.
Como é o exame?
A ressonância tem uma mesa onde o paciente se deita e tem um arco que abraça a mesa que é um grande ímã. A área de interesse para investigação é colocada na direção do arco que gera um campo magnético que por sua vez vai gerar as imagens. Quando o campo magnético é gerado o paciente escuta uma sequência de ruídos que lembram uma “balada“ que podem ser amenizados com protetores de ouvido ou fones de ouvido com música para escutar durante o exame.
O tubo é aberto atrás?
Sim. O tubo das maquinas modernas é na verdade um arco, aberto atrás.
Por que a máquina faz barulho?
Quando o ímã da máquina muda o campo magnético a ressonância faz esse barulho. Como ocorre esse estímulo magnético várias vezes ouvimos uma sequência de barulhos como se fosse as batidas de uma “balada“/ música eletrônica.
Quanto tempo é o exame?
Depende do exame. Exames de coluna são mais rápidos durando próximo de 15 minutos e exames de abdomen ou exames que levam contraste podem demorar 1 pouco mais (20 até 30 minutos).
Vou ficar sozinho na sala?
Se necessário você pode ficar com 1 acompanhante na sala de exame, que terá que passar pelos mesmos processos de segurança que o paciente. Na sala temos uma janela através da qual o técnico e a enfermagem ficam o tempo inteiro do exame de olho no paciente. Durante o exame o paciente segura um dispositivo de borracha que ao ser apertado o técnico se comunica imediatamente com o paciente caso haja alguma dúvida.
Vou ficar com a cabeça ou com os pés no tubo?
Depende do exame. Se o exame for de crânio, por exemplo, será necessário que se coloque uma parte do aparelho que se chama bobina ao redor da cabeça e essa parte do corpo fica na direção do arco (tubo). Porem se for um exame de tornozelo a cabeça ficará fora da direção do arco (tubo).
Porque se usa o contraste?
Em alguns casos é necessário ver a vascularização das estruturas examinadas e através da injeção de contraste podemos avaliar melhor as lesões facilitando o diagnóstico.
Porque é importante não se mexer?
Durante o exame são obtidas varias imagens da mesma região para serem sobrepostas; apesar da tecnologia corrigir em alguns casos os artefatos gerados por esses movimentos; se nos mexermos durante a aquisição das imagens, como numa foto, o exame fica com a imagem borrada, sendo necessário repetir a sequência.
Preciso vir acompanhado?
Não é necessário. Como o exame não leva sedação somente o contraste que não é sedação o paciente que deambula normalmente pode vir desacompanhado.
O contraste é sedação?
Não, o contraste é uma medicação endovenosa para melhorar o diagnóstico em alguns casos indicados, mas não atua no sistema nervoso causando perda de consciência.
Qual a diferença da tomografia computadorizada e da ressonância magnética?
A ressonância é um exame que não vai radiação, portanto sempre que possível devemos dar preferência a ressonância. Para algumas doenças e para alguns órgãos (pulmões) a tomografia pode ser necessária para se obter diagnostico.
Deixe um comentário